INSTITUCIONAL

Fundada em 1999, a ADICER-Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado foi idealizada por meio da união de um grupo de empresas distribuidoras de insumos agrícolas do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, tendo como principal objetivo superar as dificuldades enfrentadas pelo agronegócio naquele momento. Atualmente, ao completar 17 anos de fundação, a ADICER se mantem firme em seus propósitos e movida pela participação e comprometimento de seus associados no compromisso de sempre buscar a excelência e o fortalecimento do agronegócio como um todo, criando e oferecendo ferramentas que contribuam com a profissionalização do setor da distribuição, sempre pautados pela ética e reponsabilidade socioambiental.

A ADICER representa hoje mais de 60 associados distribuidores, que somadas às suas filiais corresponde a um universo de mais de 100 estabelecimentos, devidamente registrados e certificados, localizados nas regiões do Alto Paranaíba, Noroeste e Triângulo Mineiro, buscando o desenvolvimento do setor, desenvolvendo ações e estabelecendo diálogos constantes com o Governo do Estado, através da participação no CEPA na Câmara Técnica de Defesa Agropecuária, além um estreito relacionamento com importantes órgão fiscalizadores e de representação como IMA, CREA, IBAMA, Sindiveg, inPEV, ANDAV e outros não menos importantes.

HISTÓRIA

A ADICER surgiu da necessidade de representação local para o setor da distribuição de insumos agrícolas em 1999, momento difícil enfrentado pelo setor, que sofria com a forte variação cambial, inadimplência, incertezas políticas, falta de reconhecimento, pouca profissionalização, entre outros. Acreditando que juntos seriam mais fortes, um grupo de distribuidores de insumos do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, fundaram a associação para tentar suprir todas àquelas necessidades e demandas, com foco na profissionalização do setor, e levantando bandeiras de interesse comum. Pouco tempo depois, sua representatividade se estendeu também ao Triângulo Mineiro, região de extrema representatividade no setor, e que logicamente enfrentava os mesmos desafios.

Em 2002, atendendo a legislação que exigia e regulamentava a logística reversa e destinação final correta de embalagens vazias de agrotóxicos que naquele ano entrava em vigor, a ADICER iniciou o processo de criação e estruturação dos Postos de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.

Desde então, a ADICER segue confirmando sua vocação, representando, preparando, profissionalizando e se posicionando como representação de classe que é, com foco total em seus Associados, buscando sempre o fortalecimento e representação do setor, tendo como premissa o comprometimento ético, e responsabilidade socioambiental.

MISSÃO

Representar e defender os associados nas suas necessidades.

VISÃO

Fortalecer o setor de distribuição de insumos agrícolas.

AUTOSSUFICIÊNCIA ECONÔMICA DO SISTEMA

A Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado-ADICER, é uma uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem como única fonte de receita, os subsídios financeiros na forma de contribuição associativa como participação ativa de seus associados.

Além da formatação e disponibilização de cursos e eventos para seus associados.