Insumo agrícola é todo fator de produção utilizado com o objetivo de garantir a nutrição e a proteção das plantas para obter boa produtividade da lavoura e um produto final de boa qualidade.

A VALORIZA oferece serviço de assistência técnica que avalia as condições da lavoura e recomenda, a dosagem e a época correta da utilização dos insumos agrícolas para obter, assim, melhores resultados. 

O COMEÇO

A VALORIZA foi fundada por três amigos, em março de 1988 com o nome de Agrotécnica Patense Ltda, situada na Rua Major Gote, em Patos de Minas, tendo como objetivo a revenda de insumos agrícolas. Mas ao longo do tempo foi-se percebendo a oportunidade da criação de novos negócios, de modo que estes se complementassem, criando sinergia e agregando valor aos produtos e serviços já desenvolvidos. Para tanto, foi construído um viveiro de produção de mudas de café, hortaliças e tomate industrial, e uma indústria de fertilizante orgânico e organomineral. 

CRESCIMENTO

A VALORIZA conta hoje com 3 lojas de insumos agrícolas (Patos de Minas, São Gotardo e Patrocínio). O viveiro de mudas em Patos de Minas e a indústria de fertilizante orgânico e organomineral, em Uberlândia.

O escritório central é na matriz em Patos de Minas, também de onde é feito todo o gerenciamento de todas as atividades da VALORIZA.

“Os 3 negócios se complementam. Nosso portfólio de insumos agrícolas, além das operações de trocas (Barter), é complementado pelo fertilizante orgânico e organomineral, e pelas mudas, proporcionando maior ‘linha’ de produtos ofertados, criando maiores oportunidades de negócios com nossos clientes”.     

DESAFIOS

 “Nesses 29 anos, passamos por vários planos econômicos/financeiros do governo, houve dificuldades econômicas, mas, com muito trabalho e dedicação, tem sido superadas. Procuramos não pensar nas dificuldades, mas, em como vencê-las.”

Nos últimos anos, o agronegócio tem sido a ancora da economia nacional. E continuará sendo, pois o alimento é indispensável para a vida, e o Brasil é a grande fronteira agrícola do mundo.

“Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”.

A VALORIZA é uma das fundadoras desta nossa associação, e julga muito importante, o trabalho da ADICER, que é o fortalecimento da categoria, tratando e zelando os interesses em comuns do setor de revendas de insumos agrícolas.

COMPROMISSO

No âmbito social, a VALORIZA se preocupa com a comunidade, mantém trabalhos com entidades beneficentes, com a doação de mudas de hortaliças, para terapia ocupacional e gerar alimentos em creches e asilos e valorização do esporte e folclore da região, especialmente em Uberlândia. E também um ciclo de palestras diretamente nas fazendas dos clientes preferenciais, chamando a atenção de seus colaboradores para o uso correto dos defensivos agrícolas, uso do EPI, a importância da tríplice lavagem e a destinação das embalagens vazias para os Postos de recebimentos da ADICER.

E em relação aos seus, mais de 200, colaboradores, a empresa fornece qualificação, plano de saúde, treinamento e capacitação profissional.

Quanto ao meio ambiente, a VALORIZA tem um trabalho interessante, que é a produção de fertilizante orgânico, através da compostagem de resíduos orgânicos agroindustriais, que antes, estes resíduos em sua maioria, eram depositados em aterros sanitários. Mas hoje, são transformados em fertilizantes, retornando ao campo na adubação das lavouras, gerando alimentos, proporcionando economia de fertilizantes e economia de divisas com a importação destes.

“Isto é verdadeiramente: “SUSTENTABILIDADE”.

Os representantes técnicos de vendas da VALORIZA, são capacitados e qualificados para levar até o cliente uma grande variedade de produtos e soluções integradas para cada cultivo, de forma a prevenir e/ou combater possíveis males que possam prejudicar a sua lavoura.

“Nosso trabalho não é apenas vender insumos, é participar junto com o produtor rural na identificação e definição de suas demandas, procurando uma melhor combinação de insumos que proporcione melhor eficácia, com economia. Lavouras bem cuidadas e protegidas garantem maior produtividade e sustentabilidade ao cliente”.

 SUCESSO

A VALORIZA acredita que a continuidade depende de muita dedicação, diferenciação e inovação, práticas essas, implantadas através de um planejamento estratégico, com visão de futuro da organização ou até mesmo de novos mercados e novos negócios.

Não existe uma receita pronta, cada estratégia tem características únicas que devem ser continuamente aprimoradas. O segredo para o sucesso é travar um debate contínuo entre os sonhos acordados, o plano realizado, os resultados atingidos e o comportamento do mercado.

Para o Paulo Roberto Caixeta Nascentes, um de seus fundadores, a VALORIZA tem como missão:

“Contribuir com os clientes na produção de mais alimentos, com sustentabilidade.”

A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

E com base nisso, está sendo implantado um sistema de governança corporativa, para facilitar e orientar os sucessores, como gerir uma empresa de forma sustentável visando sua perenidade.