qUEM SOMOS
ASSOCIAÇÃO DOS DISTRIBUIDORES DE INSUMOS AGRÍCOLAS DO CERRADO
Fundada em 1999, a ADICER-Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado foi idealizada por meio da união de um grupo de empresas distribuidoras de insumos agrícolas do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, tendo como principal objetivo superar as dificuldades enfrentadas pelo agronegócio naquele momento.
Desde então a ADICER se mantêm firme em seus propósitos e movida pela participação e comprometimento de seus associados no compromisso de sempre buscar a excelência e o fortalecimento do agronegócio como um todo, criando e oferecendo ferramentas que contribuam com a profissionalização do setor da distribuição, sempre pautados pela ética e responsabilidade socioambiental.
A ADICER representa hoje mais de 60 associados distribuidores, que somadas às suas filiais correspondem a um universo de mais de 100 estabelecimentos, devidamente registrados e certificados, localizados nas regiões do Alto Paranaíba, Noroeste e Triângulo Mineiro. Buscando o desenvolvimento do setor, desenvolvendo ações e estabelecendo diálogos constantes com o Governo do Estado, através da participação no CEPA-Conselho Estadual de Política Agrícola na Câmara Técnica de Defesa Agropecuária, além um estreito relacionamento com importantes órgãos fiscalizadores e de representação como IMA, CREA, IBAMA, Sindiveg, inPEV e ANDAV.



Nossa História
Acreditar no cerrado
A ADICER surgiu da necessidade de representação local para o setor da distribuição de insumos agrícolas, em 1999, um momento difícil enfrentado pelo segmento, que sofria com a forte variação cambial, inadimplência, incertezas políticas, falta de reconhecimento, pouca profissionalização, entre outros desafios.
Acreditando que juntos seriam mais fortes, um grupo de distribuidores de insumos do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro fundou a associação para tentar suprir todas aquelas necessidades e demandas, com foco na profissionalização do setor e levantando bandeiras de interesse comum. Pouco tempo depois, sua representatividade se estendeu também ao Triângulo Mineiro, região de grande relevância no setor e que, logicamente, enfrentava os mesmos desafios.
Em 2002, atendendo à legislação que exigia e regulamentava a logística reversa e a destinação final correta de embalagens vazias de agrotóxicos — que naquele ano entrava em vigor —, a ADICER iniciou o processo de criação e estruturação dos Postos de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.
Desde então, a ADICER segue confirmando sua vocação: representando, preparando, profissionalizando e se posicionando como a representação de classe que é, com foco total em seus associados, buscando sempre o fortalecimento e a valorização do setor, tendo como premissa o comprometimento ético e a responsabilidade socioambiental.
Missão
Representar e defender os associados nas suas necessidades.
VISÃO
Fortalecer o setor de distribuição de insumos agrícolas.
SISTEMA ADICER
AUTOSSUFICIÊNCIA ECONÔMICA DO SISTEMA
A Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado-ADICER, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem como única fonte de receita, os subsídios financeiros na forma de contribuição associativa como participação ativa de seus associados.
Além da formatação e disponibilização de cursos e eventos para seus associados
Atualmente, a ADICER dispõe de 14 Postos de recebimento de embalagens estrategicamente localizados no Alto Paranaíba, Noroeste, Triângulo Mineiro e Norte de Minas
A ADICER se estabeleceu em 1999 como legítima representante dos distribuidores de insumos agrícolas do cerrado, em atendimento às demandas e necessidade de união do setor perante às dificuldades comerciais e mercadológicas do momento.
Em 2002, com a publicação do Decreto 4074/2002, e posteriormente a Resolução CONAMA 334/2003 (revogada desde 05 de dezembro de 2014 pela nova Resolução 465/2014) e DN 71/2004 do COPAM, que estabeleceram e normatizaram a logística reversa para as embalagens de agrotóxicos, a ADICER assumiu a formatação, construção e administração dos Postos de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, de responsabilidade dos estabelecimentos que comercializam agrotóxicos, atendendo assim mais uma importante demanda do quadro social.