Mirian Gontijo Moreira da Costa
Mirian Gontijo Moreira da Costa

A inadimplência é uma preocupação presente em todos os setores da economia brasileira e no agronegócio não é diferente. Dados do Banco Central de julho de 2019 mostram que a inadimplência dos produtores com financiamento não pagos há mais de noventa dias somou 3.4 bilhões de reais.

 

Os elevados custos com investimentos estão fazendo do agronegócio o setor que mais necessita de financiamento.

Desde a década de 60, quando institucionalizou o crédito rural no país, passamos por várias fases distintas. Cada vez mais foi necessário estimular o incremento dos investimentos rurais em armazenagem, industrialização, custeio da produção e comercialização dos produtos agropecuários.

 

O financiamento da atividade é uma prática frequente nas empresas de produção e distribuição de insumos, já que nem sempre o produtor tem acesso ao crédito bancário. Isso exige capital de giro elevado e uma boa política de concessão de crédito. A gestão do risco de crédito cada vez se faz mais imprescindível. É necessária uma avaliação ampla do perfil do cliente, através de um cadastro detalhado, com instituição de limites de crédito e de garantias reais, sempre que possível. Isso por si só não garante a adimplência, mas facilita e muito o processo de recebimento.

 

Ademais, é importante se valer de assessoria jurídica especializada  em regras de concessão  e técnicas de negociação . A rapidez na cobrança também é um fator importantíssimo para a recuperação do crédito. É necessária, além da agilidade,  a profissionalização da cobrança, devendo esta ser feita observando o código de defesa do consumidor, o limite da taxa de juros e todos os requisitos contratuais e de garantia.

Em tempos de crise moral e ética ainda presente no nosso país, que afetou diretamente a economia, é preciso que o empreendedor utilize de todos os recursos seguros para a concessão do crédito, sob pena de não raras vezes ter que se valer da nossa morosa justiça.

 

Com uma efetiva gestão na concessão do crédito e na cobrança, continuará o segmento do agronegócio caminhando na vanguarda da economia, valente antes as intempéries e obstinado ante aos obstáculos que o caminho apresenta.

 

Mirian Gontijo Moreira da Costa

Vice Presidente da Comissão de Agronegócios da OAB-MG.

Sócia fundadora da empresa Precisão Recuperação de Crédito.